terça-feira, 27 de fevereiro de 2007
Adultização de crianças

Créditos:Adobe Photoshop Cs
Kit: By Helena Monteiro






Olá Mamães...
e papais por que não?

Pra quem não me conhece meu nome é Camilla,
sou mais conhecida como KK,
aliás sou mais conhecida mesmo como "Mãe do Theo" *rs.
Mas é claro que isso não me incomoda!
Porque eu tenho o maior orgulho do meu filho. Bem...
Porque estou aqui?
Quando estava grávida, comecei (para matar o tédio qdo tive que ficar de repouso) a me interessar muito mais pela Internet, não que eu não fosse interessada, mas a maternidade para mim era um bicho de sete cabeças, e eu descobri na Internet uma poderosa ferramenta para me armar de conhecimento e me aliviar, me aliar e ter mais confiança.
Primeiro fui atrás de sites...
Nossa como tinham sites sobre os mais variados assuntos das mais variadas formas: amamentação, enxoval, cuidados com RN....
Fiquei maravilhada com todas aquelas informações, instruções e conhecimento.
Passava horas e horas (qdo o Theo deixava, dentro da barriga) na frente do PC.
Foi então que eu conheci os grupos. Grupos de Mães.
Para quem não sabe, existem uma porção de grupos na internet de troca de e-mails que possuem o mesmo interesse (como as comunidades do orkut):
trocar informações, opniões e experiências.
E assim, fui lendo histórias e mais histórias de mulheres grávidas como eu, que queriam ter filhos, que tinham filhos, que perderam filhos.
Histórias de verdade, histórias de mulheres do Brasil inteiro.
Eu recomendo! Adquiri experiências que eu não tinha e como em tudo na vida vc absorve o que é válido e joga fora o que não te serve.
Bem num desses grupos eu conheci a Sela.
Na verdade eu não conversava muito com ela a principio.
Mas depois que eu comecei nunca mais parei!
Hoje em dia, mesmo morando tão distante, em capitais brasileiras diferentes,
eu a considero a minha melhor amiga.
Ela já me amparou, me ajudou e já rimos muito!
E é por isso que eu estou aqui.
Porque essa danadinha me convidou a participar do Blog Maternity,
álias... me intimou né amiga *rs.
E eu vim com o maior prazer, pq a mto tempo deixei de participar do s grupos, e realmente sentia falta de debater esse assunto muito mais que fascinante.
Como ela eu também considero a maternidade a maior benção do mundo.

Bem... eu falei, falei mas tudo isso é pra justificar minha presença aqui no cantinho delae dizer que vamos falar de um assunto mais que encantador... e eu espero sinceramente estar a altura do seu blog, que considero maravilhoso.

Mas, vamos ao que interessa, né?

Falar sobre coisas relevantes que dizem respeito aos nossos bens mais preciosos: Nossos Filhos.

Eu tenho um filho de 2 anos e 6 meses, como a Sela, também fui mãe bem jovem, um acidente do Destino, o melhor acidente da minha vida.
Seu nome é Theo Vinicius, ele é um garoto muito esperto, inteligente, ativo, arteiro, pentelho...
Theo cresce na velocidade de um foguete.
Ontem mesmo tive uma prova disso, mas isso eu vou contar daqui a pouco.

Theo Vinicius vai pra escola desde os 7 meses, eu como a maioria das mães suburbanas tinha que trabalhar para sustentar a cria, principalmente porque numa metrópole como em São Paulo, tudo é mto caro, e parece que qto menorzinho o ser, mais cara as coisas (visto o preço das roupinhas, escolinha...etc, etc, etc.)
Claro que não foi fácil, eu não trabalhava antes da maternindade, e depois, deixar a minha vida na mão de outra pessoa era a pior coisa do mundo.
Mas mães tem que ser fortes, e na verdade o Theo se adaptou super bem, sempre gostou da escola, está na mesma até hoje, e nunca reclamou de ir prá lá. Ao menos que estivesse doentinho.
Bem. Tá bom Camilla, mas pq vc está dizendo tudo isso?
Bem...Tinha que contar um pouco da minha história e dar toda essa volta para vocês entenderem o porque do assunto principal:

"Excesso de atividades para crianças"

Bem na verdade a gente sempre ouve muito falar sobre esse assunto na mídia. De como os pais muitas vezes sobrecarregam os filhos de atividades, e que é preciso tempo para brincar.
Eu levo esse assunto muito a sério, na minha infância fiz diversas atividades, mas não todas ao mesmo tempo.
Eu concordo com os defensores da teoria que é necessário mostrar o mundo aos filhos, dar oportunidade deles conhecerem de um tudo um pouco e passar a eles experiências das mais diversas, para que se tornem bons profissionais, boas pessoas. Concordo.
Mas são só crianças. E criança tem que brincar, pular, ser livre.
Tem que aprender? Tem.
Mas quem disse que ela num aprende num gramado? Num playground?
Pra criança: Tudo é aprendizado.

Sou contra essa adultização das crianças de hoje em dia.
Não concordo com criança de salto alto, de celular, que fazem natação de manhã, escola a tarde, inglês a noite. E não tem um tempinho pra ficar na Tv, pra brincar de boneca, pra correr num quintal, num parque.

Mas o que eu posso fazer? O Theo desde que entrou na escola faz período integral.
Das 7 da manhã ás 19 da noite. Esse é o ritmo que essa cidade nos impõe.
E fiz questão de escolher uma escola que tivesse esses horários, a soneca, o dvd, o brinquedo de casa.
Esse ano o Theo saiu do berçário. Está no Infantil III.
E junto com essa vieram muitas novidades.
O sistema na escola agora é de aulinhas mesmo:
Noções de Português, Matemática e Ciências. Biologia. Educação Física.
E meus maiores choques : Inglês, Natação e Judô.

-Nega, imagina isso: Ontem eu tava trocando a fralda desse rapaz!!! E hoje a querida da professora me diz que o meu bebezinho vai aprender inglês.

Nossa... é preciso muita calma nessa hora, viu?
Fiquei preocupada de ínicio com o que esse tanto de atividade poderia fazer com a cabecinha do meu bebê, as consequênias que isso poderia trazer para ele, reportagens como essas:

Cresce a oferta de atividades voltadas para bebês
Criança também sofre com as conseqüências do excesso de peso e da falta de exercícios físicos

E colocando as idéias no lugar não tem como eu mudar algumas coisas:
Ele vai ter que acordar as 6 da manhã.
Ele vai ter que ficar período integral na escola.

Isso, infelizmente são coisas que eu não posso modificar.
Mas cheguei a conclusão que com certeza o excesso faria com que ele tivesse sensações ruins. Não quisesse ir, ficasse estressado, choroso, nervoso.
E felizmente isso não acontece.
Ele ama ir pra escola e mesmo tendo todas essas atividades (de maneira balanceada, claro) ele chega em casa a mil.
Pronto pra brincar a valer e ter toda a atenção e o afeto que ele merece.

O lance é que cada caso é um caso.
E tenho certeza da abertura que tenho para discutir isso na escola, caso achasse que as atividades estivessem acima do aceitável e é exatamente nesse nível que elas estão.


Bem Mamisss... acho que falei demais, né???

Mas por último gostaria de deixar a prova que recebi ontem de que meu filho cresce demais, quase não consigo acompanhar doughhh...

Mami boba pergunta: Theo, o que vc teve na escola ontem??
Theo responde: eu dexenhei, pintei na mexinha, coiiii (*corri)
Mami babona: Ai que legal Theoooo, que lindinho!! Que mais??

Theo diz: Eu dixi Hellloooo Buna (* Bruna, profª de Inglês)
Mami chocada: QUE?????
Theo com cara de “o que foi mamãe”:
Heeeelllloooo Bunaaa
Mami babadaaaaa:
Que isso Theo???
Theo responde: É Inguês (*óbvio, dar)


Hehehehehe

Bjo bjo a todas.
Espero que gostem.
E que tenham paciência de ler *rs.

KK

ps: Amiga!! Depois coloca um scrapzinho bonitinho.
Afinal...eu num tenho esse talento!!
 
posted by Sela at 16:14 | Permalink |


6 Comments:


  • At 27 de fevereiro de 2007 às 20:05, Blogger Sela

    Que maravilhosaaaaa!!!!Ahh esqueceu de falar que vc é mãe do Theo, minha cumadre e logicamente o Theo lindo e charmoso do mundo é meu afilhado.Que orgulho!!!!!Theo e Filipe protegendo a Sarah e a Duda.Ainda quero sair na noite com esses dois gatos.Voltando..amiga amei o post, amei vc aqui, amo vc e sabe disso.Esqueceu de falar que no começo vc não foi minha cara...hahaha..no grupo.Masssss...hj somos duas amigas e mto amigas mesmo, vc pode contar comigo e sei que posso contar com vc e isso é mto raro E é um prazer te ter comigo.Vou deixar por enquanto esse lay pq não tenho tempo agora de mudar...mas depois vou colocar um de nós duas com nossos bebês!!Bem, eu não posso colocar com todosssssssss...pq senão ocupo o lay todo.Mas coloco essa do Lipe bebê que serve pra todos.Estou mto feliz e seu post ficou mto mais alto do que o blog verdadeiramente tenta ser.Adorei...u bjo pra vc, seja bem vinda e bjo pro meu afilhado lindo.

     
  • At 27 de fevereiro de 2007 às 20:12, Anonymous Anônimo

    Oi KK, menina nem lembrava que seu nome é Camila, hahaha
    O Gu começou escolinha ontem, que aflição que vc em relação a escolinha, mãe sofre..
    Legal mesmo sua participação aqui e começou muito bem.
    Ah só aproveitando fui no seu blog o novo só não deixei comentário pq não abriu mas voltarei lá..
    BJs, bjs

     
  • At 28 de fevereiro de 2007 às 11:30, Blogger vanessa

    Oi amiga Sela
    Amei o post a KK mesmo é uma pessoa maravilhosa, ta cada vez mais lindo o teu blog....
    Bjussss

     
  • At 28 de fevereiro de 2007 às 15:00, Blogger KK Camilla

    ai meninasss..obrigada!!!
    eu adorei postar aki...espero voltar sempre... e fikei mto feliz mesmo que vcs gostaramm....sela Cumadii lindaaa!!! obrigada!!

    bjo bjo

     
  • At 28 de fevereiro de 2007 às 15:34, Blogger Sela

    Por nada cumadi!!!Vorte sempre viu!!!Vamos organizar o grupo..bjão florzonasssssss!!

     
  • At 5 de março de 2007 às 15:21, Anonymous Anônimo

    Adorei o post KK!Com certeza virei aqui mais vezes,pois este mundo da maternidade dá o que falar né?
    Tbm sou contra botar a criançada pra fazer 1000 atividades ao mesmo tempo,mas tem gente que acha legal e quem sou eu pra julgar?
    Sabe,no momento não estou trabalhando,mas até pouco tempo a Babi tbm tinha que ficar na escola das 7 as 19 hrs,e eu tinha uma peninha...Mas vc sabe que ela adorava?Acho que nós sofremos mais que nossos filhos rs...
    Bjos!

     
----